
Que os cinco clubes brasileiros são principais favoritos ao título da Libertadores ninguém duvida, mas a estreia deles na competição foi um tanto complicada, para não dizer sofrida...
É bem verdade que o São Paulo venceu o Monterrey do México na estréia no Morumbi, mas o time mexicano veio ao Brasil com reservas pois dá priorodade ao campeonato nacional.
O Cruzeiro estreou na fase preliminar com um empate com o fraquíssimo Real Potosi da Bolívia, depois goleou em casa e passou para a fase de grupos onde perdeu o primeiro jogo contra o Vélez Sarsfield na Argentina tendo dois homens expulsos.
O Flamengo enfrentou o Universidad Católica do Chile e venceu no Maracanã por 2 a 0, mas a atuação foi de dar medo ao seu torcedor.
O Internacional enfrentou o fraco mas experiente Emelec do Equador no Beira-rio em sua estreia e teve que virar o jogo, pois começou perdendo. Mas o Colorado se não mostrou a qualidade do seu grupo pelo menos demostrou garra e força num jogo ríspido, típico de Libertadores.
O Corínthians então foi o time que mais sofreu. A ansiedade da estreia foi tamanha que os fogos nem haviam terminado no início do jogo e o Racing do Uruguai já estava vencendo por 1 a 0. O Timão também mostrou garra e poder de reação para virar o jogo e terminar com vantagem de 2 a 1 no placar.
Lições a serem aprendidas e superadas se nossos representantes querem mesmo disputar o título. O início já comprova o que muitos dizem que a Libertadores é o torneio mais difícil de ser vencido no mundo. Força aos clubes brasileiros!